O INSTITUTO PEDRA DA MATA nasceu do sonho de vida do casal Günther (engenheiro agrícola, permacultor e bioconstrutor) e Eliana (psicóloga, engenheira agrícola e agricultora orgânica certificada). Ambos são apaixonados  pela agroecologia orgânica e pelas energias alternativas. Durante 20 anos praticando agricultura tradicional na Bolívia e no Brasil, diversas vivências os foram levando a  testemunhar o poder transformador da natureza, da vida mais simples e das relações comunitárias. Unindo os saberes aprendidos dos povos de tantos lugares, o Instituto se fixou em uma pequena propriedade rural de Santa Tereza do Oeste, PR, com o desejo de construir pouco a pouco um sítio-escola conjugado a um eco-hostel.

São objetivos do Instituto Pedra da Mata:

•        Ser um espaço de acolhida para as pessoas, respeitando-as em todos os seus aspectos, a fim de mediar o  desenvolvimento de suas potencialidades rumo a uma existência mais harmoniosa, criativa e responsável consigo mesmas e com a comunidade onde vivem.
•        Promover a reflexão sobre o paradigma vigente em nossa sociedade de consumo, criando condições para o questionamento e a criação de novas formas de existir mais satisfatórias e sustentáveis.
•        Apresentar novos modelos de habitação, produção de alimentos, saneamento, energias alternativas, educação e trabalho centrados na vida!
•        Valorizar os saberes de cada ser humano, para que cada qual possa perceber seus valores e potencialidades para a vida e a transformação. 
•        Oferecer um espaço para reuniões e visitas de grupos com afinidade com os objetivos do Instituto, possibilitando inclusive vivências em agroecologia e bioconstrução.
•        Ofertar vivências e cursos em bioconstrução, permacultura, agroecologia, psicologia, comunicação não-violenta e temas afins, bem como serviços de consultoria em todas essas áreas.  
•        Prestar serviços de atendimento psicológico para indivíduos, famílias e casais que estão em processo de mudança de vida.